Esta casa projetada e construída por Annunzio Lagomarsini, está localizada em Castelnuovo Magra, em Itália. O seu construtor trabalhou durante muitos anos na sua própria construtora familiar, aprendendo sobre construção, estruturas e engenharia. Em 1977 decidiu aplicar todos os seus conhecimentos a uma “casa voadora” que demorou sete anos a construir e onde habitou com a sua mulher.
“Continuei a construir até ver o mar”, disse Annunzio Lagomarsini.”Se 22 metros de altura não fossem suficientes, eu teria subido ainda mais.”
Construída de 1987 a 1994, a casa voadora tem 110m² dispostos em dois andares, incluindo dois grandes terraços. Foi construída com materiais reciclados de estaleiros de construção e navais, estando apoiada numa plataforma metálica que permite ser elevada a 20 metros do solo graças aos cilindros hidráulicos. A casa pode girar 360 graus e deslizar em duas trilhas a uma distância de 12 metros.
“O meu pai, na velhice, movia-se com grande dificuldade “, continuou Lagomarsini. “Nos últimos anos da sua vida viveu numa colina e pela manhã saía de casa bem devagar, carregando uma cadeira. Procurava o Sol o dia todo, movendo-se para o seguir, mas somente após muitos esforços ele tinha sucesso nas suas tentativas. Então prometi a mim mesmo que tentaria fazer algo para resolver esse problema quando envelhecer. Eu me perguntei por que eu tenho que seguir o Sol e não ter a casa a fazer isso por mim?”
A casa voadora é suspensa numa estrutura de tesoura sem pivô central e feita com 80% de ferro reciclado. Esta estrutura tem 4,20 metros de altura e uma vez acionado o mecanismo de elevação, pode ser elevada por mais 4,20 metros, resultando num total de 8,40 metros do solo. No geral, medindo-se desde o telhado e na sua suspensão máxima, a casa pode ser elevada até 12,50 metros de altura. A rotação de 360º leva 54 minutos para completar o círculo completo.
Sem comentários:
Enviar um comentário